< voltar

A Bahia que Inspira

Quando participei de um fórum empresarial com a presença de empresas nacionais e internacionais, fui questionado por uma repórter que cobria o evento: “Qual a maior motivação para realizar investimentos na Bahia”? Sem dúvida, pensando nas oportunidades de negócios na Bahia, respondi: “ela nos inspira”!

Então, comecei a refletir sobre a minha resposta e se estava coerente com o leque de oportunidades de negócios na Bahia e, assim, complementei: “o estado é uma fonte de inspiração para empresas e para as pessoas”. Depois desta complementação, dissertei para a jornalista o porque de ter dado aquela afirmação direta que segue como uma convicção particular.

Com base na experiência como executivo de grandes empresas, na jornada de mais de quinze anos trabalhando e residindo em São Paulo  e no conhecimento adquirido por conhecer vários países, reafirmo que a inspiração para investir e viver na Bahia transcende o fato de ter nascido nesta terra abençoada e bonita por natureza.

Iniciei dizendo que a Bahia pode ser considerada um “estado-país” por seu tamanho de 564.733 km², uma área superior a territórios europeus. O estado também possui um litoral com 1.100 km de extensão, sendo o maior e um dos mais belos do país e que abriga a maior Baía do Brasil  e a segunda maior do mundo, a Baía de Todos os Santos.

A riqueza cultural do estado é um verdadeiro mosaico, combina um patrimônio histórico e cultural reconhecido no mundo, temperado pelo brilho de uma sociedade formada por uma população lutadora e alegre, iluminada pela beleza e força do povo negro. Inegavelmente, tudo isso só mostra força das oportunidades de negócios na Bahia.

Além disso, o estado possui um protagonismo no mundos das artes, da música, do cinema, da engenharia, da medicina, da educação, do empreendedorismo e da política.  Ao mesmo tempo, a Bahia sempre exportou para o Brasil e para o mundo muitos talentos que se destacam nas áreas de publicidade e comunicação.

Em relação às riquezas econômicas, a Bahia tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados do Nordeste e detém a sétima maior economia dentre os 27 Estados do país. Da mesma forma, o estado também se destaca por ter uma econômica diversificada, competitiva e com forças em suas sete macrorregiões. Inegavelmente, estes são exemplos que fortalecem as oportunidades de negócios na Bahia.

Região Metropolitana e Recôncavo Baiano
A região metropolitana de Salvador, primeira capital do Brasil, possui uma beleza única, capaz de harmonizar sítios históricos com recortes naturais banhados pelas águas quentes da Baía de Todos os Santos.  Em suma, Salvador é a terceira maior capital em população do país e possui uma economia forte nos setores do comércio, serviços, educação e entretenimento. Afinal de contas, é a capital do Carnaval e da alegria. Esta atmosfera faz com que aqui seja um dos destinos preferidos do turismo para brasileiros e estrangeiros.

A região do Recôncavo baiano é um caldeirão fervilhante, representa a essência da cultura e história do povo baiano e conecta muitas cidades no entorno da Baía de Todos os Santos. Isto é, elas são a representação da essência da cultura baiana, com destaque na arte e na música. A partir de lá foram revelados diversos talentos, como por exemplo: Caetano Veloso, Maria Bethânia e o saudoso Jorge Portugal.

A região metropolitana de Camaçari, cidade situada próxima a Salvador, possui a força do maior pólo petroquímico do país. Nas últimas décadas, ampliou sua base industrial com um novo núcleo do setor automobilístico e com um grande hub de logística e distribuição de produtos para o Nordeste.

O desenvolvimento tecnológico voltado para a indústria é outro destaque na região, uma vez que conta com um dos maiores centros de referência em desenvolvimento para formação profissional na área da indústria. Portanto, tudo isto demonstra as oportunidades de negócios na Bahia em diversos setores.

Regiões Oeste e Norte
Em seguida seguimos para a região Oeste, a capital do agronegócio de alta performance. A localidade é responsável pela segunda maior produção de algodão no país, ao mesmo tempo que conta os melhores índices de produtividade do insumo no mundo.

A região produz 4% do total de grãos do país, com destaque para a soja, o milho e o feijão. A força do agronegócio  impulsiona o desenvolvimento das cidades e promove a ampliação da oferta de empregos e, por consequência, gera riqueza para a localidade.

Então, seguimos a viagem em direção à região Norte, conhecida como o Vale do Rio São Francisco. O local se destaca através da fruticultura irrigada, com a produção de frutas e a vinicultura para exportação.

Centro e Nordeste da Bahia
Na região Centro Norte está localizada a exuberante Chapada Diamantina que atrai turistas de aventura do mundo inteiro para desfrutar dos seus cânions, cachoeiras e paisagens inigualáveis. Na localidade há um forte crescimento da produção de café de alta qualidade, flores e outras especiarias típicas. Nesta área, houve também a instalação de grandes projetos de geração de energia eólica, o que ajudou a posicionar a Bahia como a maior produtora do país neste quesito.

Seguindo para a região Nordeste do estado, encontramos também a implantação de usinas de geração de energia sustentável solar e eólica, complementada pela ampla produção de eucalipto e pela força da pecuária e a produção de caprinos. Descendo um pouco mais rumo à região Centro Sul, que faz fronteira com o norte de Minas Gerais, o destaque vai para a agricultura e a força da produção pecuária.

A mineração também está presente na região, já que é a única mina de urânio da América Latina está situada em Caetité. O estado é o 3º maior produtor de minério de ferro do país. Isto só demonstra que as oportunidades de negócios na Bahia estão presentes em toda a sua extensão.

Regiões Sudoeste e Sul
Outro destaque no Sudoeste é a produção de café de qualidade na região do Planalto de Conquista. A região possui um clima temperado, com baixas temperaturas no inverno, sendo considerada a Suíça Baiana. O município ainda é a casa do Festival de Inverno Bahia.

Por fim, a região Sul é um cartão postal, que segue uma trilha de praias fantásticas. Além das praias exuberantes, a região é uma das principais exportadoras de cacau e produtora de chocolate gourmet. Um pouco mais ao sul, a Bahia possui a 2ª maior indústria de produção e exportação de papel e celulose do país.

Ao aterrissar a narrativa pelos recantos baianos questionei à repórter se ela tinha entendido as diversas oportunidades de negócios na Bahia. Ela respondeu de imediato: “A Bahia encanta e inspira”!


Autor: Humberto Garrido – Diretor Comercial e Relações Institucionais


Quer ainda mais conteúdo e insights projetados por nossos experts em multimeios?

Quero idéias