< voltar

Rádio também é inovação digital

O ambiente digital  é o local onde residem os maiores desafios, mas também as maiores oportunidades para muitas empresas. Isto é percebido especialmente a partir desta nova realidade a que fomos apresentados com a fase “aguda” da pandemia. Como profissional ligado ao meio rádio, isso não poderia se mostrar mais verdadeiro, já que o rádio  é inovação digital.

Em nenhum outro momento, a relevância do rádio foi colocada à prova como nos dias atuais. Ao mesmo tempo, percebemos o desafio de desenvolver a capacidade de enxergar para além do dial e ser criativo diante das situações impostas.

Devido às circunstâncias atuais, várias inovações tecnológicas que estavam por vir foram antecipadas de tal forma que o tempo de adaptação foi perdido. A curva de aprendizado necessária para interpretar corretamente as  alterações nos hábitos de consumo da população passou a ser artigo de luxo.

De uma hora para outra, tudo foi acelerado, antecipado, imposto. A atuação em ambientes digitais passou a ser não mais uma opção, mas um complemento indispensável na distribuição e produção de conteúdo para diversos veículos de comunicação. Ao mesmo tempo, o ambiente digital se tornou uma uma porta para novas fontes de receitas.

O rádio no mundo digital
Com o rádio não poderia ser diferente: as vendas em formatos digitais devem crescer muito a partir de então. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Inside Radios (portal norte-americano de notícias especializado no meio), somente nos EUA o digital já representa para as emissoras mais de 13% da receita total de anúncios. Ou seja, o rádio é inovação digital e também um símbolo da transformação tecnológica.

Como um movimento natural de toda tendência, muitas rádios brasileiras já começam a incluir em seu portfólio diferentes formatos comerciais que extrapolam o dial.

Vídeos, anúncios gráficos em geral, banners em aplicativos e sites, publicidade em streaming, podcasts, playlists temáticas e outros tipos de conteúdo sob demanda são as opções oferecidas pelas emissoras atualmente

Em suma, o caminho para a monetização no digital está se consolidando no rádio. Na esteira desse movimento existe certeza de uma transformação profunda que está apenas começando, ou seja, o rádio é inovação digital.

Autor: Luís Moreira – Gerente Executivo Segmento Rádios – Rede Bahia


Quer ainda mais conteúdo e insights projetados por nossos experts em multimeios?

Quero idéias